Pular para o conteúdo principal

"PEIXE LATA SUBIU NO TELHADO!"

     Ontem, depois de um ano e meio aqui em casa, Peixe Lata deu adeus a esse mundão de meodeos. "Peixe Lata" era o peixinho dos meninos, e tinha esse nome porque não sabíamos qual era a raça dele. Aliás, era uma estratégia minha saber o menos possível sobre ele para não me apegar ao bichinho, mas de nada adiantou. Fato é que passei o dia inteiro triste e lamentando a sua morte.
     No começo, não o queria em casa. Pedro e Davi estavam de férias, recebiam primos e todos pediam um peixinho. E eu, firme, dizia: "NÃO!" Mas (olha ele aí de novo, sempre tem um MAS) nunca duvidem do "corporativismo infantil" quando querem alguma coisa. Diante da minha constante negativa e de um desafio, comprar um peixe apenas com os dois reais que tinham, mobilizaram-se de tal forma que, em menos de meia hora, apareceu na minha frente um aquário com lindas pedrinhas decorativas e...UM PEIXE! Alguém imagina que um peixe possa custar dois reais? Pois eu não imaginava.
     Pedro prometeu que colocaria comidinha, levaria para passear e limparia o cocô, mas, será que é redundância minha afirmar que a parte de "cuidar bem do bichinho" ficou para a mamãe aqui?
     Pois é, as primeiras vezes em que eu ia trocar a água do aquário, olhava bem para ele e pensava: "que sem graça! Quem pode querer um bicho de estimação desses? Não interage. Não abana o rabinho..."  e depois, também achava meio triste ver aquele bicho ali, preso, naquele lugar tão limitado, pior, essa condição dele me fazia refletir sobre os meus próprios aquários, e  comecei a achar que ele me olhava com um certo ar de superioridade. Parecia me perguntar: "E aí? Quem deve ter pena de quem aqui?"
     Questões filosóficas e existenciais à parte, fato é que o Peixe Lata me conquistou. Parece que me conhecia. Não abanava o rabinho,mas ficava eufórico quando eu me aproximava do aquário. Não, não era com todos e nem por causa da comida. Para evitar possíveis frustrações, fiz o teste várias vezes. A serelepice era mesmo só para com a querida aqui.
     E assim vivemos felizes até ontem quando ele começou a se estrebuchar bem na minha frente sem eu poder fazer nada, para em seguida tornar-se inerte, imóvel,  sem vida. Enterrei-o na vaso de plantas lá fora junto com a Tite, a tartaruga que tivemos aqui em casa, e que foi a grande frustração da minha vida em termos de cuidados com bichos. Durou apenas um mês.
     Bom, agora o aquário está aqui vazio e ainda não tive coragem de contar para os meninos que o peixe morreu. Eles até agora não perceberam que o aquário está vazio, mas sei que quando souberem vão,sim, ficar tristes. Só estou tomando fôlego e me preparando para dizer: "Filhos, o 'Peixe Lata' subiu no telhado!" 

Comentários

  1. Pedro até agora não percebeu que o aquário está vazio.

    hahahaha pois bem, isso evidencia a preocupacao da criatura em relacao ao animal de estimacao. hehehe e fiquei me perguntando: "peixe-lata?" fofo!

    ResponderExcluir
  2. Luci,como eu previa, quando Pedro soube, ainda que tardiamente, foi um chororô só. Nossa! Tive que usar toda minha psicologia infantil adquirida num "cursinho de férias em Harward" para consolá-lo.Tadinho...deu dó!

    ResponderExcluir
  3. Uia....esse cursinho de psicologia infantil que fez foi dos melhores, hein? Anda usando não só com Pedrinho, mas com todos nós leitores!
    Lindona...não vejo a hora de ver sua primeira publicação: "Rapidinhas de Pedrinho!"

    ResponderExcluir
  4. Amiga, se precisar de ajuda para suas questões existenciais podemos combinar umas sessões de musicoterapia!!! Mas se te conforta, tb tenho um peixinho aqui em casa. E tb é a mamãe aqui que cuida. O "Kiko" tem 2 anos, mas não sei se vai muito longe. Está meio louco, sabe?! Vc já viu peixe deitar? O daqui de casa passa o dia inteiro deitado. Pode uma coisa dessa? De qualquer forma é muito importante para nossos filhos passarem por situações como essa, de perda. Não somos eternos e se isso é percebido desde a infância, principalmente com apoio e naturalidade, acredito que fique mais fácil para eles.

    ResponderExcluir
  5. Oi Michele! Fiquei super feliz com a sua visita aqui! Obrigada! Guarde uma vaguinha prá mim nas suas sessões de musicoterapia,ok?! "Quem canta seus males espanta",né? Se bem que, no meu caso, tá mais prá "Quem canta SEUS PARES espanta" rsrsrs Bj!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"AOS 21, ERA MUITO MAIS FEMINISTA DO QUE SONHAVA A MINHA VÃ FILOSOFIA!"

Quando li a notícia no blog da Lola ( http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/08/concurso-de-blogueiras-no-ar.html ) de que haveria um concurso para blogueiras com o tema, "A origem do meu feminismo", comecei a refletir até que ponto eu sou feminista, se é que sou. Apesar de ter minhas opiniões e convicções, não gosto muito de "rótulos". Prefiro ter a liberdade de ser "essa metamorfose ambulante". Mas, acontece que, numa breve análise da minha vida, acabei me dando conta de que a época em que "fui" mais feminista até agora, foi aos 21 anos. Época em que, talvez, eu nem tivesse a consciência de que tudo que estava vivendo, estaria colocando à prova, todos os meus mais camuflados e desconhecidos "instintos feministas". O curioso é que só agora, consigo enxergar por esse ângulo. Bom, antes tarde do que nunca! Na ocasião, meu pai, que era um pequeno comerciante e chegou a ter cinco lojas espalhadas por diversas cidadezinhas da região

KEILISTA KARAÍVA - "Garota Estileira"

Quando eu cheguei aqui no Guarujá a sua família foi uma das primeiras que conheci. Curiosamente, você foi sempre a que tive menos contato. Notícias suas só tinha assim, an passant. Sempre voando. Uma hora no Sul, outra em Sampa, outra em Trancoso. Mas em janeiro, quando te levei algumas vezes para a radioterapia em Santos, nos aproximamos. Mesmo com a morte vigiando da esquina, falávamos de vida. Das nossas vidas. Amores, dissabores e planos (e você tinha tantos!): o restaurante, sua filha, um novo amor, talvez voltar a Trancoso, quem sabe? Quem saberia, pelo menos quem ousaria,  naquele momento, pensar na estupidez da inexorabilidade da morte, esse hiato sem fim, desmantelando todos esses planos? Não sei se atropelo o sujeito ali dizendo que “quem tem planos não morre” ou, sei lá, acredito que seja melhor pensar assim que, de fato, você não tenha morrido, mas se libertado daquele corpo doente que não combinava em nada, nada, contigo.  Uma mulher inquieta, ativa, irreverente,

"RAPIDINHAS DO PEDRINHO"

"NO STRESS!" Davi, o irmão caçula do Pedro, tinha acabado de fazer xixi e estava pelado.  -Davi! Vai ficar pelado aí? Perguntei para ele. E o Pedro me respondeu: "DEIXA ELE MÃE ! ELE ESTÁ CURTINDO A VIDA!" ESPECIALMENTE PARA O MEU AMIGO MAIS FRESCO (AMIGO MAIS RECENTE) ZATÔNIO