quarta-feira, 7 de julho de 2010

CINEMA COM CANAL 100 (BOAS LEMBRANÇAS)

Tudo que eu gosto, coloco na "GAVETA". Por isso, meu irmão (que veio de looonge me visitar) também está  aqui! . Será que você também se  lembra do CANAL 100 antes da exibição dos filmes no cinema? Não? Então dá uma olhada...Olha só o que ele escreveu:


  
   "Em meados da década de 70, lembro-me com prazer das sessões vespertinas no antigo cinema de minha cidade que, como inúmeras outras salas do gênero, acabou virando bingo e depois, igreja.
   A galeria em que ficava a tal sala, (que era para 1200 pessoas, algo incomum numa cidade do interior, na época), era enorme. Não sei se a galeria era enorme de verdade, ou se nós é que ficávamos fascinados com o local. O fato é que, tinha de tudo nas lojas que se dispunham simetricamente lado a lado: sorveteria, bomboniere, jornaleiro, loja de roupas e calçados, bares... 
   Na entrada do "Cine", ao final da galeria, avistava-se uma grade tipo "porta pantográfica" de 6 metros ao lado de um par de roletas barulhentas.
Esperávamos pelos colegas do Colégio Jesuíta ou pela namoradinha que às vezes não aparecia, porquê o pai não tinha deixado, e entrávamos pelas não menos imponentes portas principais pesadíssimas. 
Pronto. Ía começar a sessão...antes do filme, propaganda obrigatória dos governos da ditadura militar e, o CANAL 100. 
   Nós, que não tínhamos acesso aos memoráveis jogos do Estádio Mário Filho, o Maracanã, assistíamos as produções como se estivessem acontecendo naquele momento, ao vivo, com direito a grito de torcida e tudo. As jogadas dos grandes craques, as torcidas maravilhosas, num "Maraca" que recebia até 150 mil pessoas e a narração de Cid Moreira, novinho na época...A molecada de hoje diria: "que mico!". Só que jamais sentirão o que sentimos. Jamais viverão o que vivemos nos idos dos anos 70. Que bom! Cada jovem vive sua história de maneira diferente!"                            
                                                            (David Rangel)

Um comentário:

  1. Bah, eu também lembro (com saudade) do canal 100.
    Há braços!!

    ResponderExcluir