Pular para o conteúdo principal

Planetinha Azul

Essa pandemia é um sinal mais que evidente que esse Planetinha Azul está saturado. O ar está saturado, a água está saturada, a terra, nós estamos saturados. Gente demais, fazendo coisa de menos para evitar o pior.  Pior, se omitindo,  mentindo, negando. Tô quase começando a achar que a Terra é plana mesmo, de tanta porrada que já levou. E leva. Achatou. 


A curva não, essa continua desenfreada. Abalroando em cheio países carentes até de saneamento básico. Água? É ouro. Tem quem paga. Cada vez menos um direito universal. Cada vez menos direitos. À moradia, à saúde, à vida. Roleta russa. Sobrevive mais quem tem mais condições. Quem tem mais condições se acha imune. Purifica seu aquário com Lysoform, assiste Netflix, e faz uma receita nova para ajudar na imunidade.

Se, pá, flexibiliza, pega sua prancha de longboard e vai aplaudir o por do sol, de tardinha, na praia de selo internacional. 

Luta pelo fim dos canudinhos, pela vida das tartarugas, e denuncia o morador de rua que enfeia seu habitat e arranha com culpa a sua parca consciência do todo que precisa ser transformado. Não sabe que não existe lado de fora. Produzimos lixo e pessoas que moram no lixo. Pelos dois somos todos responsáveis. É macro. É urgente. 

A tríade do desenvolvimento sustentável é economia, sociedade e meio ambiente. São indissociáveis, e a erradicação da miséria é, ou deveria ser, prioridade. Se eu cuido do jardim do meu condomínio, da minha praia, mas ignoro que existem pessoas sofrendo apartheid socio-ambiental, vivendo em bolsões de miséria na minha própria cidade, não sou uma ativista ambiental, sou apenas,e quiçá, uma boa jardineira. 

Sementes não se plantam sozinhas. É preciso participar. Ao outro. Com o outro. Resgatar a humanidade perdida. Empatia. É difícil florescer de barriga e mentes vazias. A sustentabilidade ambiental é para o homem, não só para aqueles que podem se sustentar, comprar o seu oásis particular. Não adianta, numa hora ou outra a conta vem. 

Se o futuro não for promissor para todos não será. O recado está mais que dado. Ouça quem ainda não estiver contaminado pelo egocentrismo. Se nem a Terra é o centro do Universo, seu umbigo muito menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"AOS 21, ERA MUITO MAIS FEMINISTA DO QUE SONHAVA A MINHA VÃ FILOSOFIA!"

Quando li a notícia no blog da Lola ( http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/08/concurso-de-blogueiras-no-ar.html ) de que haveria um concurso para blogueiras com o tema, "A origem do meu feminismo", comecei a refletir até que ponto eu sou feminista, se é que sou. Apesar de ter minhas opiniões e convicções, não gosto muito de "rótulos". Prefiro ter a liberdade de ser "essa metamorfose ambulante". Mas, acontece que, numa breve análise da minha vida, acabei me dando conta de que a época em que "fui" mais feminista até agora, foi aos 21 anos. Época em que, talvez, eu nem tivesse a consciência de que tudo que estava vivendo, estaria colocando à prova, todos os meus mais camuflados e desconhecidos "instintos feministas". O curioso é que só agora, consigo enxergar por esse ângulo. Bom, antes tarde do que nunca! Na ocasião, meu pai, que era um pequeno comerciante e chegou a ter cinco lojas espalhadas por diversas cidadezinhas da região...

"HOMEM, PEGA, ESTUPRA E MATA!"

     Apesar das tentativas de  abafar o caso, um dos suspeitos é filho de um deputado estadual, chega a mídia mais um caso estarrecedor de violência contra a mulher. Agora, é o "caso de Queimadas", na Paraíba. Fico me perguntando até que ponto pode chegar a bestialidade humana: "Estupro coletivo encomendado para presente".  Um verdadeiro sopapo na cara da sociedade. Fratura exposta. Dói, sangra.    A frieza com que esses dez monstros tramaram tudo é de enojar. Aliás, tudo nesse caso causa repulsa. Na delegacia, um deles disse o seguinte sobre o seu comparsa que teria "convidado" as mulheres: "Ele disse que queria pegar as meninas mas não ia matar elas". Ou seja, ESTUPRAR pode?! Não, não pode! Estupro é CRIME tanto quanto ASSASSINATO, e eles extrapolando até mesmo seus parâmetros mais enviesados, ESTUPRARAM E MATARAM.     Conversando com um amigo sobre o caso, ele acredita que além da punição, a sociedade deveria fazer esses CRIMINOSOS ressi...

RAPIDINHAS DO PEDRINHO (CQC 28/06/2010 - Danilo Gentili apanha no proteste já )

Quando estava passando essa matéria, meu filho Pedro, de seis anos, assistia comigo e disse, com jeito de quem não estava entendendo nada: "-Mãe, por que eles estão batendo nele (Danilo Gentili)?" Respondi: "-É porque ele foi fazer uma reportagem sobre o barranco que está ameaçando cair na escola, Pedro. E ele continuou inconformado: "-Mas, só por isso?" E, em seguida, do alto da sua inteligência pueril, acabou por concluir: "-Ahhhh mãe...VAI VER ELES SÃO BANDIDOS DISFARÇADOS DE POLICIAIS!" Agora, quem sabe se esses policiais de São Bernardo, podem me ajudar no seguinte dilema: É melhor deixar o meu filho com a "doce ilusão" que bandidos estavam se passando por policiais, ou conto a verdade. Que vocês são realmente policiais, agindo como se fossem bandidos?