Pular para o conteúdo principal

EU TENHO UMA CASINHA LÁ NA MARAMBAIA...

Esses dias de calor intenso, apesar de ainda ser primavera, têm me levado à lembranças muito agradáveis de uma época da minha vida: era quando chegavam as férias escolares do final de ano e, eu e meu irmão, acompanhados de minha mãe, sempre íamos passar uns dias na casa da minha querida e saudosa "Vó Philó". A casa em si era modesta, mas o quintal tinha uma infinidade de "pés disso" e "pés daquilo"...            

Na frente da casa tinha um pé de manga espada fazendo uma enorme e gostosa sombra. Ao lado do pé de manga ficava o pé de romã (criança com dor de garganta ali, nem pensar...era batata! Aliás, batata não... era ROMÃ!!!) Tinha amoras pretas e vermelhas por toda a cerca do terreno. Eram as minhas preferidas...tinha ainda, pés de goiaba, de laranja, abacaxis e lá no fundão, onde terminava o quintal, o setor das bananeiras e das canas. Essa parte, nós crianças não íamos, mas meu avô trazia as canas descascadas mais para próximo da casa, e nós nos deliciávamos. Para completar esse rico cenário, no meio dessas frutas todas tinha uma quantidade enorme de folhagens, flôres e vasinhos de plantas medicinais e tempêros, que a minha vó, não só sabia o nome, mas também prá que serviam e onde estavam!


E as brincadeiras?? Como a gente aprontava! Subir em árvore era lei! Banho de chuva, guerrinha de lama, banho de mangueira, trilhas (tinha um lugar no quintal que o terreno era bem desnivelado, nada perigoso mas dava "prestígio" quem conseguisse passar por ali, fazer o percurso todo). Me lembro também que a gente brincava muito com o cachorro da minha Vó. Ela nunca ficava sem ter um.O mais legal foi o "Joli". Que cachorro educado! Parecia um gentleman. Era um "collie-lata". Quando morreu teve direito a cortejo fúnebre e enterro no setor das bananeiras. Foi uma choradeira só! Eu e e meu irmão não participamos porque ainda estávamos estudando mas quando chegamos, a primarada toda correu prá nos contar e nos mostrar o local, marcado com uma cruz no muro, onde estava enterrado o Joli. Aprendi ali a primeira noção de que "nada é para sempre!"


Quando a noite caía, a televisão era desligada cedo. Meu tio não gostava que ficássemos assistindo a programas impróprios para a nossa idade .É, ainda tinha isso...meu primo Cesar era o que mais reclamava, mas era legal porque a gente tinha que inventar um monte de coisas prá brincar: ou era um jogo, ou contávamos piadas, ou guerrinha de travesseiros, sempre interrompidas, pois meu primo Marcelo tinha uma rinite fortíssima e quase "arrancava o nariz". E prá fechar com chave de ouro, dormíamos todos juntos na sala brincando de "Os Watsons" (alguém lembra?). Era um festival de boa noite e risinhos, vários pedidos de bençãos para a vó e o vô...até que a minha mãe falava prá ficarmos quietinhos para dormir! E ela então, começava a desfiar, com a sua voz afinada e doce, o seu repertório musical vindo lá da época de ouvinte da Rádio Nacional. Dessas músicas, duas se eternizaram nas minhas lembranças: "Eu tenho uma casinha lá na Marambaia..." (até bem pouco tempo atrás sabia a letra toda. Agora a memória já me trai.) E a outra música é, "É fim de noite" da qual nunca soube além da metade porque sempre dormia antes!


Realmente me sinto privilegiada por ter vivido momentos tão lúdicos na minha infância. Essa oportunidade fez toda a diferença no equilíbrio e na construção do mosaico de emoções que vamos formando ao longo dos anos. E assim como a minha mãe foi reponsável e grande incentivadora desses momentos, espero também poder proporcionar isso aos meus filhos. Que eles entendam que esse, sem dúvida nenhuma, será o seu grande e verdadeiro patrimônio! E que prá eles também fará toda a diferença! Eu, e mais alguns privilegiados, somos a prova viva disso!! Hummm...tá me dando uma vontade de cantarolar..."eu tenho uma casinha lá na marambaia, só vendo que beleza..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"AOS 21, ERA MUITO MAIS FEMINISTA DO QUE SONHAVA A MINHA VÃ FILOSOFIA!"

Quando li a notícia no blog da Lola ( http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/08/concurso-de-blogueiras-no-ar.html ) de que haveria um concurso para blogueiras com o tema, "A origem do meu feminismo", comecei a refletir até que ponto eu sou feminista, se é que sou. Apesar de ter minhas opiniões e convicções, não gosto muito de "rótulos". Prefiro ter a liberdade de ser "essa metamorfose ambulante". Mas, acontece que, numa breve análise da minha vida, acabei me dando conta de que a época em que "fui" mais feminista até agora, foi aos 21 anos. Época em que, talvez, eu nem tivesse a consciência de que tudo que estava vivendo, estaria colocando à prova, todos os meus mais camuflados e desconhecidos "instintos feministas". O curioso é que só agora, consigo enxergar por esse ângulo. Bom, antes tarde do que nunca! Na ocasião, meu pai, que era um pequeno comerciante e chegou a ter cinco lojas espalhadas por diversas cidadezinhas da região

KEILISTA KARAÍVA - "Garota Estileira"

Quando eu cheguei aqui no Guarujá a sua família foi uma das primeiras que conheci. Curiosamente, você foi sempre a que tive menos contato. Notícias suas só tinha assim, an passant. Sempre voando. Uma hora no Sul, outra em Sampa, outra em Trancoso. Mas em janeiro, quando te levei algumas vezes para a radioterapia em Santos, nos aproximamos. Mesmo com a morte vigiando da esquina, falávamos de vida. Das nossas vidas. Amores, dissabores e planos (e você tinha tantos!): o restaurante, sua filha, um novo amor, talvez voltar a Trancoso, quem sabe? Quem saberia, pelo menos quem ousaria,  naquele momento, pensar na estupidez da inexorabilidade da morte, esse hiato sem fim, desmantelando todos esses planos? Não sei se atropelo o sujeito ali dizendo que “quem tem planos não morre” ou, sei lá, acredito que seja melhor pensar assim que, de fato, você não tenha morrido, mas se libertado daquele corpo doente que não combinava em nada, nada, contigo.  Uma mulher inquieta, ativa, irreverente,

RESILIÊNCIA

A palavra não vem. Ela busca, rebusca, mas não vem... Talvez porque o momento peça silêncio, encapsulamento, digestão. Cansou de ser o São Jorge, pirou e comeu o dragão, mas não consegue soltar o fogo pelo nariz... Está revirando as tripas, os poros, o púbis... Frio que cala a fala em pleno sol de verão. Joga a garrafa ao mar. O socorro já chega  enfiando a mão na garganta.  Ela vomita e respira aliviada. Agora ela já pode falar. Entendeu que, mais do que comer o dragão,   precisa é aprender a comer um dia de cada vez...