segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"I THINK ABOUT THAT..."

As eleições estão chegando, e eu, devo confessar, adoro acompanhar esse processo. Leio tudo que posso sobre e, modestamente, estou sempre por dentro "dos bastidores" da política atual. Pois bem! Se tem uma notícia que me saltou aos olhos por esses dias, foi o relato que o presidente Lula fez durante um comício em MS, sobre um almoço que ele teve em 2002, com a "alta cúpula" do jornal A Folha de São Paulo. Segundo Lula, em um determinado momento durante esse almoço, o diretor da "Folha" pergunta, se ele se sentia preparado para assumir a presidência do Brasil, uma vez que, nem inglês falava. Lula respondeu perguntando, se por um acaso, Bill Clinton falava português. Como eu acredito que, esse diretor não seja uma pessoa burra, que ele saiba que o conceito do que é inteligência, seja algo muito mais abrangente do que apenas um curso de inglês no currículo, só posso concluir que, a sua intenção era humilhar Lula fazendo essa pergunta.Talvez se sentindo legitimado por sua condição econômica privilegiada, ele tenha se "esquecido" que o dinheiro compra livros, mas nem sempre compra sabedoria.


Sei que esse diretor da "Folha" jamais lerá esse meu humilde e despretensioso bloguinho. Mas, nas minhas "navegações" pela internet, encontrei um post, no blog do dramaturgo Domingos Oliveira, (dodomingosoliveira.blogspot.com ) que cairia como luva (talvez de pelica), em resposta a sua prepotência. Veja um trecho:

"Todo homem é esplêndido, BURROS ou inteligente, todo ele contêm o universo.

Umas das primeiras obrigações da inteligência é, exatamente, reconhecer este fato simples.

Excusado igualmente observar que a inteligência nada tem a ver com a cultura ou o nível de informação de cada um.

Pelo contrário, entre homens cultos de modo geral é encontrado um índice de burrice estonteante.

Em contrapartida verifica-se que a ignorância e a pobreza tem constituído campo fértil para o aparecimento das grandes almas.

A propósito, alma é sinônimo de inteligência.

Difícil conceituar a inteligência, porém fácil reconhecer-lhe atributos a primeira delas é, sem dúvida, a humildade. Humildade é sinônimo de inteligência.

O homem sábio sabe que não sabe.

Ao passo que o BURRO é arrogante. Considera-se possuidor de algum saber e, conseqüentemente, superior aos outros BURROS que sabem menos.

Atenção: o BURRO compete, julga,condena e, muitas vezes, mata.

No entanto com a inteligência acontece justo o contrato.

A despeito de si mesmo, ela ama.

(...)Quem é inteligente sabe que é.

Já o BURRO desconhece sua burrice.

Isto seria um drama, se não fosse uma tragédia.

Posto que o BURRO, no fundo do seu ignorado esplendor, sente que lhe falta algo, algo que o inteligente possui.

Neste momento advém, soberana, a inveja. A inveja dos burros.

Como se não bastasse ser diferente, o BURRO passa a odiar o inteligente.

No entanto com a inteligência acontece justo o contrário. Ela sempre se reconhece! O homem inteligente não inveja e sim compraz-se, exulta quando vê brilhar uma inteligência igual ou maior que a dele.

Os inteligentes, além de terem entre si grande amor e admiração, plageiam-se constantemente, sem o menor pudor.

Não tentam ser originais.

Sabem que são... Um só. Um só acidente da natureza.

Ou terá sido seu recurso de emergência? Do qual a natureza lançou mão para cuidar da sobrevivência da espécie, antes que os burros a destruam? "

OBSERVAÇÃO: Não sei em qual candidato Domingos Oliveira votará para presidente. Esse post, ele escreveu em Julho de 2008, no blog dele. Ou seja, NÃO tem nada a ver com o caso ocorrido em 2002 com o Lula, nem com o Lula. Somente citei seu belíssimo texto para que ilustrasse meu post e ajudasse a expressar A MINHA OPINIÃO!

3 comentários:

  1. E esse texto caiu como uma luva, não só para essa situação, mas para muitas.

    O que mais vemos é arrogância partindo de quem inteligente se julga, e inteligente se perde!

    ResponderExcluir
  2. Ai Clara! Eu, infelizmente, não ando tão por dentro assim e nem sou tão politizada qnt gostaria AINDA. :~
    Bom... adorei a resposta do Lula! Bombou mesmo ele! AUSHUAHSUAHSUAHSAHSAH E adorei sua postagem!

    Esse fds quero vou ver se leio o gaveta virtual de um canto a outro como quero! hihi
    um beijo, flor!;*

    ResponderExcluir
  3. Clara, vim aqui fazer um comentário off-post pra agradecer suas gentis palavras. Mas que nada, a vida é sempre surpreendente. Pois hoje acordei pensando justamente no governo Lula e no baita orgulho que tenho da rapidez de raciocínio do presidente. Chego aqui e vejo esse texto tão inspirador. Grata. Bjs borboletantes

    ResponderExcluir